Nesta última quinta-feira dia 9 de fevereiro seguindo a programação da Semana de Recepção de Calouros o Grêmio “A Luta Não Para” e a FENET organizaram no auditório principal do Campus I do CEFET-MG um grande debate com o tema: Os desafios do ensino técnico na construção de um cidadão consciente. A discussão contou com a presença de James Willian (Diretor de Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG), Jussara Beagine (Pedagoga do CEFET-MG), Lincon Emanuel (Diretor da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas – AMES-BH) e coordenando a mesa Thamires Duarte (Presidente do Grêmio do CEFET-MG e Coordenadora Geral da FENET), além de vários estudantes lotando o auditório.
     Inicialmente a Coordenadora Geral da FENET pautou a relevância de se desenvolver esse debate no âmbito escolar, de despertar essa consciência nos estudantes afinal almejamos não apenas bons profissionais, mas cidadãos críticos do seu papel na sociedade, apresentando a importância do Grêmio que começou a desenvolver um ótimo trabalho ao lado dos estudantes o que conseqüentemente proporcionou fazer parte da direção de uma grande entidade nacional, fundada em abril do ano passado: a FENET. 
     O professor James falou da importância de se formar profissionais capacitados para exercerem sua função no mercado de trabalho, frisando o modelo de ensino adotado pela Instituição que compete a modalidade integrada, ou seja, os alunos cursam juntamente ao ensino médio o curso técnico, afirmando ainda “ Optamos por essa modalidade porque compreendemos que o conhecimento não está separado, mas diretamente relacionado como um todo”,
     A discussão foi se aprofundando cada vez mais, o Diretor da AMES-BH destacou as precariedades e deficiências do ensino técnico no nosso país, falando da importância da organização dos estudantes em defesa de melhorias na educação pública, afirmando que o corte de verbas no ano passado na educação de quase 3 bilhões de reais comprova que o governo vigente não prioriza a educação do nosso povo, pois investe apenas 2,88% do Produto Interno Bruto(PIB) na educação enquanto mais de 40% do orçamento total da União vai para o pagamento da dívida pública!
     Finalizando as explanações dos convidados a Pedagoga falou do perfil de profissionais técnicos que temos atualmente e aquele que de fato queremos, enfatizando o que representa a educação profissional e tecnológica no aspecto da cidadania.
     Logo em seguida iniciou-se as intervenções com a participação dos alunos e representantes de alguns setores do CEFET como o Setor de Assistência Estudantil (SAE), em que falaram dos diversos problemas enfrentados pela Instituição associando ao aspecto geral do ensino técnico no nosso país, criticando ainda alguns segmentos da atual Gestão do CEFET e reivindicando um maior comprometimento com os alunos. A representante da SAE afirmou “Embora o Professor James tenha falado tanto dessa formação integrada, desse ensino profissional e tecnológico integrado, hoje infelizmente não é isso que acontece”
     Portanto, o debate conseguiu atingir seu objetivo de aprofundar as discussões sobre o ensino técnico e fornecer um espaço amplo e democrático para todos exporem sua opinião, convocando todos a lutarem cada vez mais não só por uma educação melhor, mas por outra sociedade!