Na madrugada do dia 21 de abril de 2012, cerca de 200 famílias organizadas pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocuparam pacificamente uma área na região do Barreiro, em Belo Horizonte, determinadas a conquistar na luta o direito humano de morar dignamente. Em pouco tempo o terreno devoluto, até então usado para o tráfico de drogas, se viu repleto de barracas de lona e de sonhos das famílias da ocupação Eliana Silva, nome dado em homenagem a uma das fundadoras do MLB falecida em 2009.
A ocupação é a resposta encontrada por essas famílias ao déficit habitacional de Minas Gerais que, segundo dados do relatório Déficit Habitacional no Brasil 2008, da Fundação João Pinheiro, é de 474 mil moradias.
A atual administração do prefeito Márcio Lacerda (PSB), ao invés de enfrentar esse problema, promove uma política elitista e voltada para o modelo capitalista de cidade, que tem por princípio beneficiar as grandes empreiteiras e os mega projetos, como, por exemplo, a Copa do Mundo de 2014.

Essa política é a responsável pelo aumento do número de famílias desabrigadas, que todos os anos perdem seus bens por causa das chuvas e por morarem em situação precária.

Apesar disso, a Ocupação Eliana Silva nasce forte e disposta a resistir. Uma rede de apoio se formou ainda durante a madrugada composta por representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sindicalistas, lideranças estudantis, representantes da igreja progressista, entidades dos movimentos sociais, assessores parlamentares, entre outros. O objetivo da rede é barrar a tentativa de intimidação da prefeitura e do batalhão de choque da PM e buscar uma solução negociada com a gestão municipal para garantir o direito das famílias à moradia.

Portanto o Grêmio apóia essa causa!

TODOS QUE PUDEREM DOAR ROUPAS, ALIMENTOS E BRINQUEDOS ESTAREMOS RECOLHENDO NA SEDE DO GRÊMIO NO CAMPUS I.

CONTAMOS COM A AJUDA DE TODOS, ESSA LUTA TAMBÉM É NOSSA!


9992-4294 ou 9164-3060