O Meio-passe para todos os estudante de BH foi aprovado no ano de 2010. Hoje, depois de um decreto, somente os estudantes do ensino médio da rede pública podem usufruir o beneficio. São cerca de 90 mil estudantes nesses critérios, e o fundo do meio passe, possuía no ano de 2012, R$ 4,5 milhões. Porém, devido a enorme burocracia da prefeitura para recebimento dos requerimentos e lentidão na produção dos cartões do meio passe, somente 7 mil estudantes possuem o benefício e R$ 3,8 milhões voltaram para os cofres do município. O CEFET é a segunda escola com mais estudantes que possuem o cartão do meio-passe, com cerca de 500 pagando meia passagem.

O prefeito utilizou durante as eleições o discurso que DEU o Meio-passe para os estudantes, mas essa vitória é fruto de uma luta histórica, que contou com a pressão de diversos grêmios estudantis e da AMES-BH, que realizaram dezenas de manifestações, vigílias, ocupação da Câmara dos Vereadores etc. Em quanto BH era a única capital do país que não possuía nenhum benefício no transporte coletivo para os estudantes, em São Paulo 1 milhão de estudantes pagam meia passagem e no Rio de Janeiro todos os estudantes tem passe livre.

Não podemos ficar satisfeitos com menos de 10% dos estudantes possuírem o meio-passe. Todos os estudantes têm o direito ao meio-passe seja de ensino fundamental, médio ou superior, público ou privado. Na lei é para todos e ela tem que ser cumprida! Por isso A LUTA CONTINUA!

E se você ainda não possui o cartão do meio passe, preencha o requerimento no blog da AMES-BH – amesbh.blogspot.com