Grêmio  conquista espaço nos Conselhos e leva a voz dos estudantes...



O CEFET-MG é uma Instituição formada por vários órgãos representativos, em diversos níveis, que são responsáveis pela política e administração que vigoram.
As duas instâncias máximas de deliberação do CEFET são: o Conselho Diretor (CD) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em que o Grêmio participa de ambos. No CD apenas com voz e no CEPE com representante titular e suplente, com direito a voz e voto.
Desde quando se inseriu nos Conselhos, os representantes do Grêmio vêm participando ativamente das discussões, levando a opinião dos estudantes para essas esferas de decisão, resolvendo vários problemas, fazendo as críticas necessárias e buscando melhorias para todos os alunos.
O Grêmio levou e defendeu diversas causas, tais como: Ajudamos a defender durante a discussão sobre as Normas Acadêmicas no CEPE a reopção de curso, ou seja, a possibilidade de mudar de curso sem precisar realizar o vestibular, processo esse que exclui muitos estudantes e nesse caso, inviabiliza muitas vezes, até a manutenção de alguns na Instituição.
Logo após a deflagração da Greve, em que o Grêmio realizou uma Assembleia Geral com forte participação dos estudantes, discutindo amplamente a questão, pressionamos e ajudamos a aprovar junto ao DCE do CEFET, no Conselho Diretor, a suspensão do calendário escolar  para garantir a proteção dos estudantes quanto a possíveis situações de professores que continuassem dando aula, podendo prejudicar os alunos naquele período.
Recentemente, realizamos várias reuniões com os representes de turma para tratar da situação do Calendário Escolar de 2012 e outras situações pós Greve, em que houve diversos problemas, mas conseguimos coletivamente solucionar vários deles. Após discussão com os representantes de turma, levamos para o CEPE várias ponderações das datas apresentadas, que foram expostas pela representante do Grêmio no Conselho.  Mais recente ainda, foram os casos dos alunos dos terceiros anos aprovados em vestibular, em que o Grêmio analisou os processos abertos pelos alunos, conversou com aqueles que apresentavam casos específicos, levando tais situações para o Conselho Diretor, conseguimos ajudar a aprovar no dia 4 de dezembro de 2012 uma resolução que resolve a maior parte dos casos das turmas de terceiros anos, garantindo a retirada de uma declaração de Conclusão do Ensino Médio para aqueles já foram aprovados e que possam vir a ser aprovados no vestibular.
Mas, as lutas e reivindicações levadas pelo Grêmio nos Conselhos, não se resumem apenas a isso, foram várias discussões que participamos e analisamos, desde assuntos como os mencionados, que se tratavam diretamente dos alunos até questões administrativas ou situações de professores e funcionários, buscando ser o mais coerente e ético possível, defendendo os direitos dos estudantes do CEFET e fazendo a diferença ao levar um olhar crítico daqueles que são os protagonistas na Instituição.
Entretanto, por mais que consideramos de enorme importância nossa participação ativa nesses órgãos do CEFET, buscando representar bem os alunos, nosso maior compromisso é com a organização efetiva e em contato direto com os estudantes, fomentando as mobilizações, inserindo a importância da coletividade, além de contribuir para formar mais que pessoas capazes de defender seus direitos na Instituição, mas atores sociais autônomos e conscientes do seu papel nos desafios políticos.